WhatsApp

Procedimentos

Procedimentos realizados 

Orelha

FISSURA DE LOBO DE ORELHA (F.L.O.)

São queixas comuns das mulheres as alterações causadas pelo uso de brincos e adereços no lóbulo das orelhas. Os transtornos variam desde flacidez, enrugamento, aumento do tamanho do orifício, até a fissura completa ou fenda do lóbulo.

Danos causados pelo uso crônico dos brincos são inerentes ao uso destes adornos, no entanto se sabe que quanto mais pesados eles são mais rápido e mais intenso serão os transtornos. É verdade também que cada paciente reage de maneira diferente algumas tendo mais e outras menos resistência, sendo esta uma característica muito particular de cada caso.

Quando existe flacidez ou enrugamento do lóbulo, bem como quando o furo está apenas um pouco aumentado, o tratamento pode ser feito apenas com procedimentos menos invasivos, como o preenchimento com material absorvível (ácido hialurônico) na região do lóbulo. O seu efeito é de diminuir a flacidez, deixando a região mais tonificada, dando mais sustentação e diminuindo o orifício do brinco.

Em alguns casos é necessário o tratamento cirúrgico

Já nos casos mais avançados em que o furo da orelha está muito alargado ou quando o lóbulo está bipartido é necessário o tratamento cirúrgico. O procedimento é feito em nível ambulatorial com anestésico local e a paciente pode voltar a suas atividades logo após o tratamento, retirando os pontos em aproximadamente 10 dias. É um cirurgia pequena mas delicada e por isso deve ser feita por um especialista para que a cicatriz fique bem posicionada e não deforme a orelha.

É muito importante que a paciente entenda que existe a tendência de que o problema se repita caso a mesma não tenha cuidados preventivos. A medida de prevenção é simples: evitar o uso de brincos pesados, usar apenas em poucas ocasiões, o resto do tempo usar os mais leves que não sobrecarregam o lóbulo.

O procedimento dura em torno de 30 minutos e costumo realiza-lo com anestesia local.

OTOPLASTIA (Orelhas de Abano)

Cirurgia Plástica Estética das Orelhas de Abano

Também conhecida como otoplastia, esta cirurgia visa melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

A cirurgia corrige as orelhas proeminentes (abano) um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento.

Pacientes com orelhas em abano sofrem tanto com o desconforto físico quanto com o psicológico, devido a frequentes comentários desagradáveis, principalmente entre as crianças. A cirurgia costuma ser indicada a partir dos 6 anos de idade, mas pode ser realizada em pacientes adultos da mesma forma.

O procedimento dura em torno de 1-2 horas e pode ser realizado com anestesia local ou com sedação associada.

O período de recuperação inicial dura de 5-10 dias.

Receba novidades